domingo, 16 de noviembre de 2014

São Francisco de Assis - Profecia sobre grandes cismas e tribulações na Igreja

São Francisco de Assis
1181-1226





Profecia sobre grandes cismas e tribulações na Igreja


«Pouco tempo antes da morte do Pai Santo, ele reuniu os seus filhos e alertou-os sobre as atribulações que haveriam de vir:
“Meus Irmãos, actuai com valor; tende coragem e confiai no Senhor. Aproxima-se rapidamente o tempo em que haverão grandes desafios e aflições; abundarão confusões e dissensões, tanto espirituais como temporais; a caridade de muitos esfriará e a malícia dos malvados aumentará.
Os demónios terão um poder fora do normal; a imaculada pureza de nossa Ordem, e de outras, será tão obscurecida, que haverá bem poucos Cristãos que obedecerão ao verdadeiro Soberano Pontífice e à Igreja Romana com corações leais e caridade perfeita. Nos tempos dessa tribulação, um homem não canonicamente eleito será elevado ao Pontificado, que, com sua astúcia, empenhar-se-á em levar muitos ao erro e à morte.
Então os escândalos multiplicar-se-ão, a nossa Ordem será dividida, e muitas outras serão totalmente destruídas, porque consentirão o erro em vez de o combater.
Haverá uma tal diversidade de opiniões e cismas entre as pessoas, os religiosos e o clero, que, se aqueles dias não fossem abreviados, segundo as palavras do Evangelho, até os eleitos seriam levados ao erro, se não fossem guiados, no meio de tão grande confusão, pela imensa misericórdia de Deus.
Então a nossa Regra e nosso modo de vida serão violentamente combatidos por alguns, e provas terríveis cairão sobre nós. Os que permanecerem fiéis receberão a coroa da vida; mas ai dos que confiando somente na sua Ordem, caírem na tibieza, pois não serão capazes de suportar as tentações permitidas como teste para os eleitos. Os que perseverarem o seu fervor e mantiverem a sua virtude com amor e zelo pela verdade sofrerão injúrias e perseguições como se fossem rebeldes e cismáticos. Pois os seus perseguidores, instigados por espíritos malignos, dirão que prestam um grande serviço a Deus, eliminando aqueles homens pestilentos da face da Terra. Mas o Senhor será o refúgio dos aflitos, e salvará todos que n’Ele confiarem. E a fim de serem como o seu Mestre, estes, os eleitos, agirão com confiança e com a sua morte obterão para si próprios a vida eterna. Escolhendo obedecer a Deus e não aos homens, eles não temerão nada e preferirão perecer do que aprovar a falsidade e a perfídia.
Alguns pregadores manterão silêncio sobre a verdade, e outros calcá-la-ão aos pés e negá-la-ão. A santidade de vida será desprezada até pelos que exteriormente a professam, pois naqueles dias Nosso Senhor Jesus Cristo lhes mandará não um verdadeiro pastor, mas um destruidor.”»[1]



Nota do editor deste blog
Com o ânimo de evitar interpretações precipitadas sobre algumas destas palavras de São Francisco de Assis, faz-se necessária a afirmação de que o Papa Francisco foi canonicamente eleito e que, portanto, é legitimo Sucessor de São Pedro.




[1] Works of the Seraphic Father St. Francis Of Assisi, Washbourne, London, 1882, pp. 248-250
Imprimatur, Bishop of Birmingham, William Bernard


Clicar nas digitalizações para aumentar:








No hay comentarios:

Publicar un comentario