miércoles, 18 de agosto de 2021

São João Paulo II - "Estamos agora parados frente à maior confrontação histórica que a humanidade alguma vez experimentou: a confrontação final entre a Igreja e a anti-igreja"


 

Card. Karol Wojtila, 1976

(Pp. São João paulo II)

 

 

 


 

 

“Estamos agora frente à maior confrontação histórica

que a humanidade alguma vez experimentou:

a confrontação final entre a Igreja e a anti-igreja,

entre o Evangelho e o anti-evangelho.”

 

 

 

A 4 de Setembro de 1976, na Kosciuszko Foundation, nos Estados Unidos, São João Paulo II, naquele então o ainda Card. Karol Wojtyla, fez uma importante declaração sobre os sinais do presente momento histórico.

 

 

«Estamos agora frente à maior confrontação histórica que a humanidade alguma vez experimentou. Não creio que o grande círculo da sociedade americana, ou todo o amplo círculo da comunidade cristã se dê completamente conta disto. Enfrentamo-nos agora à confrontação final entre a Igreja e a anti-igreja, entre o Evangelho e o anti-evangelho. O confronto encontra-se dentro dos planos da Divina Providencia; é uma prova que a toda a Igreja, e a Igreja polaca em particular, deve assumir. Todos nos damos conta que não é uma questão fácil [...]. Penso que a Polónia esteja provavelmente mais ciente disto que outras camadas da sociedade americana, as quais estão menos instruídas a este respeito acabando por simplesmente eliminar este problema da sua esfera de interesses. [...] É uma prova não só para a nossa nação e para Igreja, mas num certo sentido é um teste a dois mil anos de cultura e civilização cristãs, com todas as consequências para a dignidade humana, direitos individuais, direitos humanos e os direitos das nações. Todas estas dimensões são afectadas por este confronto. À medida que na Polónia e na América aumenta o número de pessoas que compreende a importância deste confronto, podemos olhar com mais confiança para o seu desfecho. A Igreja passou por muitas provações, assim como a nação polaca, e saiu vitoriosa ainda que a custo de um grande sacrifício».

 

 

In: «Kosciuszko Foundation Newsletter» 31:2 (1976-1977), pp. 11-12.








 

 

 

 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario